quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ELE NÃO QUERIA ENTRAR.

“Mas ele se indignou, e não queria entrar [...]” - Lucas 15:28

Alguns teólogos dividem as transgressões em "pecados da carne" e "pecados do espírito." Isto significa que alguns pecados têm origem nas nossas paixões físicas e outros no nosso "coração" ou disposição. Na história do filho pródigo, em Lucas 15:11-32, a atitude do irmão mais velho exemplifica o segundo exemplo.

Somos inclinados a distinguir pródigo como pior do que o irmão. Mas vale a pena notar que quando a história termina, o pródigo é restaurado, perdoado, e cheio de alegria, enquanto o irmão mais velho fica de fora, recusando-se entrar.
O filho "caseiro" é mais que figura de segundo plano. Ele faz-nos pensar no nosso coração, que com disposição amarga cria tristeza incontável.
Descontentamento, ciúme, amargura, ressentimento, atitude defensiva, melindre, e ingratidão são as disposições que arruínam casamentos, afastam os nossos amigos, e amarguram todas as vidas - incluindo a nossa.
É fácil justificar os nossos maus humores, pendendo para o engano e a hipocrisia. Mas temos que proteger os nossos corações destas atitudes destrutivas. Se elas se manifestarem, temos de as confessar, abandonar, e experimentar o perdão de Deus.

Não deixes que a tua má atitude te leve a ficar de fora, quando os outros participam da alegria.

► O RESSENTIMENTO VEM DE OLHARMOS PARA OS OUTROS; A SATISFAÇÃO VEM DE OLHARMOS PARA DEUS.



Que Deus os abençoe.

0 comentários: