quinta-feira, 8 de outubro de 2009

De propósito.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto.” - Romanos 8:28

Quando um cowboy foi fazer um seguro de acidentes pessoais, o mediador perguntou-lhe: "Já teve algum acidente?". Após um momento de reflexão, o cowboy respondeu: "Não, mas no Verão passado, um boi deu-me um coice nas costelas, e há dois anos atrás, uma cascavel mordeu-me no tornozelo."
"Não considera isso acidentes?" perguntou o mediador confuso. "Não," disse o cowboy. "Eles fizeram-no de propósito!"

Este exemplo relembra-me a verdade bíblica de que não há acidentes na vida dos filhos de Deus. Em Gênesis 50:15-21 lemos como José interpretou a difícil experiência por que passou, a qual aparentava ser uma grande desgraça. José fora atirado para a cova e posteriormente vendido como escravo. Isto foi um grande teste à sua fé, e do ponto de vista humano aparentava ser um trágico caso de injustiça, e não uma forma de bênção oportuna. Mas José, mais tarde, compreendeu que "Deus o tornou em bem" (Gênesis 50:20).

Estás a passar por tempestades, provações ou desilusões? Parece-te que tudo está contra ti? Estes aparentes contratempos não são acidentes. O Senhor permite que tal aconteça para um propósito abençoado. Por isso, confia pacientemente nEle. Se conheces o Senhor, então, um dia certamente irás louvá-lO por tudo isso.

► DEUS TRANSFORMA AS AFLIÇÕES EM VITÓRIAS.

Que Deus a todos abençoe.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lidando com o medo.

“Mas eu confiei em ti, Senhor.” - Salmo 31:14

Muitas pessoas têm medo de andar de avião. A imagem de serem transportados pelos céus enche-os de ansiedade. Por essa razão, a Sociedade Americana contra as Fobias recomenda as seguintes técnicas para enfrentar o medo de andar de avião:
- Evite consumir cafeína e açúcar antes e durante o vôo.
- Incline-se para trás durante a decolagem. Deixe os seus músculos relaxarem.
- Classifique a sua ansiedade numa escala de 1 a 10. Recrie pensamentos positivos e repare quanto o seu medo vai diminuindo.
- Respire profundamente, feche os olhos e estique os braços.
- Use um elástico no seu pulso esticando-o e largando-o para afastar pensamentos desagradáveis.
Estas são cinco boas sugestões. Mas eu tenho uma sexta que funciona com qualquer medo que tenha. Efetivamente, é a mais importante de todas: Deposite a sua confiança em Deus.

Foi justamente isso que Davi fez no Salmo 31. Tinha sido montada uma conspiração contra ele. Os seus amigos abandonaram-no. O seu reinado parecia ter terminado. A sua morte parecia eminente. Mas Davi tomou uma decisão e disse: "Mas eu confiei em ti, Senhor" (v.14).

Quando estás receoso, respirar profundamente ou esticar um elástico pode até ajudar. Mas não ignores a melhor forma de lidar com o medo de andar de avião - ou qualquer outro medo. Segue o exemplo de Davi e coloca a tua confiança em Deus.

► A FÉ É O ANTÍDOTO DE DEUS CONTRA O MEDO.

Que Deus a todos abençoe.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Vencedor de qualquer modo.

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” - Filipenses 1:21

Lois tinha acabado de ser operada de um câncer e estava sozinha a pensar. Ela já tinha enfrentado a morte antes, mas sempre a morte de pessoas que ela amava - e nunca a sua.
De repente, apercebeu-se de que perder alguém que amava era mais ameaçador para ela do que a possibilidade de perder a sua própria vida. E questionou-se por quê? Ela lembrou-se de se ter perguntado a si mesma, antes da operação: "Estou pronta para morrer?" A sua resposta imediata foi, e continuava a ser, "Sim, estou. Cristo é o meu Senhor e Salvador."
Tendo assegurado a sua preparação para morrer, ela agora precisava de concentrar-se no seu viver. Viveria em medo, ou em fé? Então Deus parecia dizer "Salvei-te da morte eterna. Quero salvar-te de uma vida temerosa." Isaías 43:1 veio-lhe à mente: "Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu."
Agora Lois testifica: "Sim, eu sou d'Ele! Esta realidade é mais importante do que os médicos dizerem-me que tenho câncer." E depois acrescenta: "Ganho de qualquer modo!"

O discernimento de Lois é um eco convincente das palavras de Paulo no texto acima: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." Oremos para que estas palavras ressoem no nosso coração. Esta confiança torna-nos vencedores de qualquer modo.

► PODEMOS REALMENTE VIVER SE ESTIVERMOS PREPARADOS PARA MORRER.

Que Deus os abençoe.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fonte de Alegria.

“Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.” - II Coríntios 6:10
Paul Gerhardt, um pregador alemão do século XVII tinha todos os motivos para não estar alegre. A esposa e quatro dos seus filhos tinham morrido; a Guerra dos 30 Anos tinha trazido morte e destruição à Alemanha; os conflitos na igreja e a interferência política angustiavam-no. Contudo, apesar do grande sofrimento pessoal, ele escreveu mais de 130 hinos, muitos deles caracterizados pela alegria e devoção a Jesus Cristo.
Eis um trecho de um dos seus hinos: Espírito Santo, “Fonte de Alegria":
Deixa que o amor imensurável
Desça agora em chuva vivificante,
Trazendo-nos os mais ricos tesouros
Que o homem pode desejar ou Deus enviar;
Ouve a nossa ardente súplica,
Que cada coração lutador liberta;
Repousa sobre esta congregação,
Espírito de paz imperturbável.
Porque o abundante amor de Deus é derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), haverá alguma situação que não possamos experimentar a alegria que Ele nos dá?
Num período de grande dificuldade pessoal, o apóstolo Paulo descreveu a sua experiência de estar "como contristado, mas sempre alegre; como pobre, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo" (II Coríntios 6:10).
A dor e o sofrimento são fatos a que não podemos escapar. No entanto, o Espírito Santo é a nossa fonte de alegria, "trazendo-nos os mais ricos tesouros que o homem pode desejar ou Deus enviar."
► A FELICIDADE DEPENDE DOS ACONTECIMENTOS, MAS A ALEGRIA DEPENDE DE JESUS.
Que Deus os abençoe

sábado, 3 de outubro de 2009

Deus diz...

Deus tem uma resposta positiva sempre...

Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lc. 18:27)
Você diz: "Eu estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mt. 11:29)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 e 13:34)
Você diz: "Não tenho condições"
Deuz diz: "Minha graça é suficiente" (II Coríntios 12:9)
Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Pro. 3:5 e 6)
Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Tud podes fazer tudo" (Fil. 4:13)
Você diz: "Estou angustiado"
Deus diz: "Eu ti livrarei da angústia" (Is. 41:13)
Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: " Tudo vale a pena, não temas." (Mt. 10:31)
Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdôo" (Mc. 2:5)
Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Fil. 4:19)
Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II Tim. 1:7)
Você diz: "Estou sempre frustado e preocupado"
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (Mt 11:28)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu ti dou sabedoria" (I Cor. 1:30)
Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu darei a cada um uma medida de fé" (Rom. 12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
Deus diz: "Eu nunca te deixei nem te desampararei" (Heb. 13:5)

Não conte para Deus o tamanho do seu problema conte para seu problema o tamanho do seu Deus!

Sofrimento:como responder.

“O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação.” - Jó 14:1

Porque é que há sofrimento? Podes colocar estas questões quando ouves falar de furacões, desabamentos, terremotos e outros desastres que matam pessoas. Jó também fez essa pergunta.
Porque há tanta dor na criação de Deus? Pensa nestas razões:

1. Nós não podemos escapar às leis que regem o nosso universo. Nós precisamos da gravidade, do tempo, e do fogo para sobreviver, mas eles podem levar à tragédia (Mateus 5:45). O fogo é bom no fogão, mas fora de controle pode matar.

2. Nós somos uma espécie que vive em sociedade. As nossas vidas estão interligadas, por isso por vezes sofremos com todo o pecado ou a loucura dos que espalham problemas (I Coríntios. 12:26).

3. O pecado trouxe maldição sobre a terra e as pessoas. Esta maldição inclui doença e morte (Gênesis. 3:15-24).

4. O sofrimento desperta a compaixão. Jesus pediu-nos para que cuidássemos dos que sofrem em pobreza. Nós somos Seus parceiros na ajuda ao próximo (Lucas 10:33-35).

Como Jó descobriu, o mundo de Deus é um lugar caído. Quando vemos sofrimento, podemos usá-lo como uma oportunidade de servir a Deus através da ajuda ao próximo, confiar n'Ele apesar das dificuldades e aumentar a nossa fé n'Ele.
Quando os problemas surgem, deixemos que a nossa primeira reação seja confiar no Senhor e auxiliar o próximo.

► A NOSSA RESPOSTA AO SOFRIMENTO PODE TORNAR-NOS MAIS FORTES OU MAIS FRACOS.

Que Deus os abençoe.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Coisas quebradas.

“... sou como um vaso quebrado.” - Salmo 31:12

Neste mundo há poucas vidas úteis para Deus que não estejam quebradas. Poucos homens e mulheres podem realizar as suas esperanças e planos sem qualquer interrupção e decepção ao longo do caminho.
Mas as decepções do ser humano são muitas vezes os propósitos de Deus, e as coisas que acreditamos serem tragédias podem muito bem ser oportunidades pelas quais Deus escolhe exibir o Seu amor e graça. Temos apenas que seguir estas vidas até ao fim para vermos que as pessoas quebradas se tornaram cristãos melhores e mais eficientes do que se tivessem levado a cabo todos os seus planos e propósitos.

Meu amigo (a) estás a ser quebrado (a) hoje? Foi arrancado da tua vida o que te era mais querido? Então lembra-te que se pudesses ver o propósito de tudo do ponto de vista de Deus, louvarias o Senhor.
As coisas melhores que vêm até nós não são aquelas que resultam de fazermos a nossa vontade, mas por permitirmos Deus fazer a Sua. Embora o caminho do teste, da prova e do sofrimento possa parecer muitas vezes duro e cruel, é o caminho do amor de Deus, e no fim descobrimos ter sido o melhor para nós.
Lembra-te que nós temos a promessa de Deus: "Não negará bem algum aos que andam na retidão" (Salmo 84:11).

► PARA UM CRISTÃO A INTEGRIDADE VEM SEMPRE DEPOIS DO QUEBRANTAMENTO.


Que Deus os abençoe.