quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Uma velha pergunta.

“[...] Receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? [...]” - Jó 2:10

Aos 17 anos, Jeremias lutava com uma pergunta com que os teólogos têm lutado durante séculos. Para ele o problema não era teórico, mas prático. Ele queria entender porque razão a sua mãe tinha de ser operada no cérebro. Ele perguntou: "Mãe, porque razão as pessoas boas sofrem?"
Ela disse-lhe: "Sofrer é parte da vida num mundo amaldiçoado pelo pecado, e as pessoas boas sofrem como as demais. É por isso que estou contente por termos Jesus. Se morrer, irei para um lugar melhor, e almejarei pelo dia em que te poderei ver novamente." Ela disse depois que podia entender a frustração do filho, mas aconselhou-o a não culpar Deus.

Se você e eu ficamos confundidos com o sofrimento das pessoas boas, podemos questionar Deus, argumentar com Ele se necessário, e lutar com as nossas dúvidas. Mas não O culpemos.
Deus não explicou a Jó o que estava a fazer, mas disse-lhe que ele podia confiar em Si na realização do que está correto (Jó 38-42). Ele assegurou-nos na Sua Palavra que Jesus sofreu em nosso proveito, ressuscitou da morte, e está agora a preparar-nos um lugar livre de sofrimento.

Estas podem não ser as respostas que nós queremos, mas são as respostas que precisamos para nos ajudar a viver com aquela velha pergunta sobre o sofrimento, muitas vezes sem resposta.

► DEUS NÃO É OBRIGADO A NOS DAR RESPOSTAS, MAS ELE PROMETE-NOS A SUA GRAÇA.

Que Deus os abençoe

0 comentários: